10 mil mudas são distribuídas pela prefeitura em Alto Araguaia

10 mil mudas são distribuídas pela prefeitura em Alto Araguaia
Investimento será em recursos próprios. Trabalho se estenderá por diversas ruas e bairros Alto Araguaia, MT – A prefeitura do município de Alto Araguaia (Sul de Mato Grosso) deu início nesta quarta-feira (4) ao maior programa de recuperação asfáltica da história da cidade. O trabalho de aplicação de lama asfáltica teve como ponto de partida o Bairro Alvorada, conhecido popularmente como Cotovelo e abarcará diversas ruas e avenidas. A aplicação do material amplia a vida útil do pavimento em até 10 anos. [caption id="attachment_27548" align="alignleft" width="468"]DSC06494 Primeiro bairro beneficiado foi Alvorada e primeira rua a receber a aplicação foi a Rua Florisvaldo de Souza Porto[/caption] Os investimentos no programa totalizam R$ 711.913,35. As obras foram divididas em cinco lotes. No Bairro Alvorada, a previsão é que o trabalho seja concluído em torno de 15 a 20 dias. Somente neste bairro, serão R$ 87.470,91 em investimentos. O trabalho de aplicação de lama asfáltica ainda beneficiará os bairros Nossa Senhora Aparecida, Boiadeiro, Cohab I e II, Setor Castro, ruas do centro, Bairro Atlântico, Aeroporto, Gabiroba, Rua Beira Rio, Avenida Araguaia e Rua Pedro Álvares Cabral. Antes da aplicação da lama asfáltica, uma equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano vai até o local e promove toda limpeza bem como faz ações de tapa-buraco que se fizerem necessárias. Logo em seguida, um caminhão equipado faz a aplicação do produto, que leva em média quatro horas até secar. Durante este período, as ruas são interditadas e o tráfego de veículos é proibido. “É mais uma ação da prefeitura visando recuperar as ruas pavimentadas em Alto Araguaia. Iniciamos pelo Bairro Alvorada. O trabalho se estenderá por diversas ruas e avenidas. Com a aplicação dessa lama asfáltica, o pavimento ganha uma nova vida útil e consequentemente melhora-se a trafegabilidade”, disse o secretário de Infraestrutura, Juldésio Borges de Oliveira. O prefeito Maia Neto (PR) disse que além de garantir uma melhora significativa da trafegabilidade de veículos, motociclistas, ciclistas e pessoas, a aplicação da lama asfáltica muda o aspecto urbanístico e também promove a valorização dos imóveis das regiões abarcadas pelas ações. “Trata-se de um grande programa iniciado pela prefeitura. Vamos levar essas ações a diversas ruas e avenidas de Alto Araguaia. Estamos aproveitando o período de estiagem para promover esse grande trabalho. Quem ganha é a população que terá ruas cada vez melhores para se trafegar”, pontua o prefeito. É preciso colaboração dos moradores Um fato que chamou a atenção durante a aplicação dos primeiros metros de lama asfáltica no Bairro Alvorada foi a falta de colaboração de alguns dos moradores da localidade. As placas de interdição na Rua Florisvaldo de Souza Porto, a primeira a receber as obras, foram retiradas para dar passagem aos veículos. Como a lama asfáltica ainda estava mole, todo trabalho ficou comprometido. Além de respeitar a proibição de tráfego de veículos, os moradores tem que evitar também lavar calçadas durante o trabalho. O pavimento molhado compromete a qualidade e também a eficiência da aplicação do produto.